Durante os dias 02 a 04 de Fevereiro, a cidade do Rio de Janeiro recebeu o II Encontro Latino-Americano de Comunicação Comunitária – ELACC, que aconteceu na Fundição Progresso. O evento fez parte da agenda da 13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes, e contou com uma vasta programação, como palestras e atividades culturais.
De acordo com a Organização do encontro, o evento acontece em um momento de retomada da esperança para os povos do Brasil e da América Latina e falou sobre a importância da comunicação “A comunicação é cada vez mais uma ferramenta estratégica para enfrentar a guerra cultural e ideológica promovida pela extrema-direita global, e para a defesa da democracia e direitos para o povo pobre do continente. Em meio à pandemia e ao pandemônio, sobrevivemos e re-existimos! Chegou a hora de avançar por uma nova democracia, um novo Estado, e ao rumo da integração latino-americana”, disse.
O evento foi promovido pela Agência de Notícias de Favela – ANF e teve apoio da União Nacional dos Estudantes, Lab Cultura Viva, Projeto de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro e patrocínio do Ministério do Turismo, do Governo Federal.
No dia 02 de fevereiro, aconteceu o debate sobre “Mídia e Democracia na América Latina”, que foi mediado pelo fundador da ANF, André Fernandes e contou com os palestrantes Mario Rodriguez (Bolívia), Eduardo Balán (Argentina), Talles Lopes (Mídia Ninja/Brasil) e Dani Araújo (Ponto de Cultura Bem TV – Brasil).
André Fernandes iniciou sua fala denunciando a censura sofrida pela ANF e por outros projetos sociais e ONGs durante o governo Bolsonaro, que segundo ele, impossibilitou que o evento tivesse acontecido antes, e finalizou dizendo que “sem democracia não há comunicação comunitária”.
Além das palestras também aconteceram atrações culturais durante o evento. A ANF esteve presente na feira literária da Bienal da UNE lançando o livro Novos rumos da comunicação comunitária no Brasil e, nos fins de tarde, aconteceram apresentações musicais.
Entre a programação artística, esteve o grupo Mandinga Beat, com a participação de: Realleza, Luã Gordo, Lelekito, THC e Mãe Beth de Oxum.
Matéria publicada dia 06/02/23