Esta quinta-feira, 07 de abril é o Dia Mundial da Saúde. A data foi escolhida pela Frente Pela Vida para anunciar a realização da Conferência Nacional de Saúde, Livre, Popular e Democrática, que vai ser realizada em agosto. Para o anúncio oficial da realização desta Conferência, entidades de saúde que integram a Frente Pela Vida, parlamentares e instituições do movimento social participam de um ato em Brasília que será transmitido via web para todo o Brasil, nesta quinta, às 17h.
A TV Portal Favelas vai retransmitir o evento no seu canal do youtube.
Ainda na quinta(07), às 11h, está previsto um grande tuitaço para reforçar o evento que acontece à tarde.
O momento não poderia ser outro. A população reconheceu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da pandemia da Covid-19, mesmo descapitalizado pelo Teto de Gastos (Emenda Constitucional 95) e atacado por setores políticos e econômicos que entendem a saúde apenas como mercadoria.
Nesse sentido, a Frente Pela Vida apresentou a proposta de organização de um grande encontro presencial entre os diversos movimentos ligados à luta pelo direito à saúde para agrupar bandeiras de luta: uma Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde, a ser realizada em 5 de agosto. A Conferência Nacional Livre irá se somar ao processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que acontecerá em 2023.
Para o debate e divulgação do evento, a Frente disponibilizará em seu site as artes de convocação, publicações e demais produtos na seção Baixe Materiais. Já é possível encontrar os seguintes documentos preparatórios: Tese 2021-2022 do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) , Fortalecer o SUS, em Defesa da Democracia e da Vida, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde.
Lúcia Souto, Presidenta do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes) convida para o lançamento da Conferência de agosto:
LÚCIA SOUTO – PRESIDENTA DO CEBES
Até uma peça de rádio teatro foi criada para ilustrar o que será anunciado neste Dia Mundial da Saúde!!
RÁDIO NOVELA SOBRE CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
O lançamento da Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde acontece nesta quinta-feira, 7 de abril, com participação de diversos representantes dos grupos que apoiam a iniciativa, em atividade transmitida através dos canais das entidades que compõe a Frente. A partir das 17h, assista ao vivo no canal do Cebes no YouTube: https://youtu.be/cv0xLCRcLgI
Alguns exemplos para o twuitaço previsto para esta quinta, às 11h:
#DiaMundialdaSaúde Hoje, às 17h, a Frente Pela Vida convoca a tod@s para o lançamento da Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=1MPdYXqnaPE
#DiaMundialdaSaúde É necessário priorizar investimentos na rede hospitalar, de especialidades, saúde mental, reabilitação, diagnósticos por imagem e laboratoriais de acordo com o princípio da equidade, identificando e combatendo as desigualdades de acesso regionais
#DiaMundialdaSaúde É urgente recolocar a centralidade do direito à saúde, à vida e a um ambiente saudável e equilibrado no debate nacional e internacional
#DiaMundialdaSaúde Não tem como entender o povo brasileiro possa votar em políticos que não defendem o SUS, apesar da saúde estar sempre entre os primeiros pontos das preocupações populares nas pesquisas de opinião.
#DiaMundialdaSaúde Fosse o SUS um agente articulador e influenciador das políticas de educação na área da saúde talvez o perfil dos profissionais formados fosse menos voltado para atender as expectativas do setor privado e mais adequado às demandas do sistema público.
#DiaMundialdaSaúde Um dos princípios da luta pelo direito universal à saúde é a compreensão de que saúde é democracia. A democracia é inerente à construção da saúde como direito e não como mercadoria.
Outras personalidades apoiam a campanha.
O TEÓLOGO LEONARDO BOFF APÓA A CONFERÊNCIA