O sábado (12/10), foi marcado por diversas atividades nas favelas cariocas, organizações comunitárias e moradores se articularam para levar o que há de melhor no dia das crianças. Na favela da Mangueirinha em Duque de Caxias, diversos pontos da comunidade foram alvo de diversas atividades para alegrar a criançada, teve pula-pula, piscina de bolinha, distribuição de doces e sorteio de prêmios como bicicletas e outros brinquedos. Anualmente o Complexo da Mangueirinha composto pelas favelas do morro do Sapo, Mangueirinha, Corte Oito, Santuário, Lagoinha e Favelinha conta com uma repleta agitação que envolve a solidariedade de muitos moradores, do comércio local a projetos sociais como o Terrados Homens, todos se unem para mostrar o que há de melhor na união comunitária.
Moradores se mostraram muito receptivos às atividades em áreas da favela que evidenciam a força da cultura popular:
“Queria que fosse assim a semana toda, quando a polícia não entra na favela é só alegria. Normalmente a favela só fica viva assim no fim de semana quando tem jogo do mengão, respondeu um morador contente pela agitação na favela da Mangueirinha.
Maicon, um dos organizadores da festa Julina infantil, comenta que na rua onde mora todo ano é bastante comum uma “intera” dos moradores com membros de espaços religiosos evangélicos e candomblecistas para fechar a rua e promoverem a própria festa de dia das crianças com distribuição de brinquedos e doces.
Já o Co-fundador do coletivo local de comunicação comunitária CPX Mangueirinha em pauta, Adillenon Jorge ressaltou a importância das manifestações populares na localidade:
“São essas atividades que só engrandecem e acendem o sentimento de pertencimento dos moradores. Na ausência do poder público, a favela se adequa às camadas populares locais mais vulneráveis, independente de como a grande mídia vai retratar essas manifestações culturais. No fim é a união de morador para morador que vai levar o brilho no olhar da criança favelada”, conclui o comunicador popular deixando um convite a festa de dia das crianças que será promovida pelo coletivo Cresce Comunidade do Corte Oito no dia 17/10.
Ele também e anunciou o torneio de futebol de rua para crianças de 7 a 9 e 10 a 12 anos, promovido pelo CPX Mangueirinha em pauta. O evento acontecerá na rua da floresta, localizada no Centenário, Mangueirinha em Duque de Caxias.
Pedro Vinícius Lobo
Jornalista