Na coluna favela sustentável desta semana, falaremos sobre a Cooperativa de reciclagem ‘Tá Limpo’, que vem se destacando como um exemplo de sustentabilidade na Tijuca. A iniciativa é uma associação sem fins lucrativos que teve início em agosto de 2012, em uma pequena sala próxima à associação dos moradores do Borel-Tijuca, através dos co-fundadores Pedro Rocha e Luiz Sancler com um modelo de gestão inspirada em reciclagem egípcia.
Com uma equipe formada por trabalhadores que antes viviam à margem do mercado formal, a cooperativa transforma resíduos em recursos, promovendo a economia circular e reduzindo o impacto ambiental. Além de gerar renda para dezenas de famílias, a Associação colabora diretamente para a preservação do meio ambiente, ao destinar corretamente toneladas de materiais que seriam descartados. A iniciativa une conscientização ecológica, responsabilidade social e inovação no setor de reciclagem.
Com ajuda dos co-fundadores a manutenção da iniciativa é pensada através de algumas parcerias como a o Instituto Benjamín Constant, Cremerj, Hospital São Francisco da Providência de Deus e com alguns condomínios da Tijuca. O projeto promove algumas atividades como coleta e separação de resíduos recicláveis, treinamento e palestras tendo como alvo impactar a localidade, dando oportunidade de renda para pessoas que não eram aceitas no mercado de trabalho ou que já estavam desempregadas a muito tempo, coletando resíduos que possam transformar em novos produtos e dar o destino correto contribuindo com o descarte.
Conheça a Cooperativa: https://www.instagram.com/coop.talimpo/
Pedro Vinícius Lobo
Jornalista