O final de semana foi recheado de chocolates e diversão nas favelas cariocas, diferente do habitual em que se celebra a páscoa em abril, a tradicional festa do bom e velho coelhinho foi celebrada no último fim de semana de março. A data movimentou o comércio local das comunidades proporcionando uma renda extra para moradores e pessoas ligadas à arte confeiteira.
Contando com a colaboração das pessoas, diversos projetos e moradores se articularam para proporcionar às crianças de seus respectivos territórios um brilho de esperança e alegria com muitas brincadeiras e distribuição de chocolates.
No Complexo do Alemão a ONG Voz das Comunidades em sua décima quarta edição realizou uma ação de páscoa no sábado que distribuiu mais de 15 mil chocolates nas favelas do Alemão, Penha e Vidigal. A ONG também doou 168 barras de chocolate, 20 caixas de bis, 60 ovos de páscoa e 100 caixas de bombom para o Coletivo Casa Favela, contemplando 348 crianças na ação de domingo no Mata Machado.
Já na Favela da Maré, os projetos Especiais da Maré, Criando Laços Especiais, Projeto, Educando Juntos e Instituto Nasci para Brilhar realizaram belas atividades em seus territórios.
Em Duque de Caxias o Complexo da Mangueirinha foi palco de muitas ações tanto de coletivos como de celebrações feitas a partir da solidariedade de moradores para não deixar a data passar em branco em suas ruas. No Morro da Mangueirinha a ONG Terra dos Homens realizou uma festa com oficinas, doces e muito aprendizado para público livre e jovens contemplados pela ONG. Na favela do Corte Oito foi a vez do Projeto Cresce Comunidade agitar a rua da Light com uma bela festa para as crianças da vizinhança, enquanto do outro lado do morro no território da Lagoinha foi a vez da Roda Cultural do Centenário contemplarem a criançada da área com 90 caixas de bombom na Praça da Uru.
Até o próximo final de semana muitos coletivos farão sua ação de páscoa, pois estão passando pelo processo de arrecadação como a ONG Favela Mundo que beneficiará mais de 1000 crianças da Cidade de Deus, da Rocinha e do Caju.
O projeto Favela Mundo, patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, LAMSA, MetrôRio e Magellan IP, através da Lei do ISS, possui caráter itinerante e já passou por 12 comunidades beneficiando mais de 12.000 crianças e jovens, por meio de oficinas criativas.
A atividade de páscoa da ONG está marcada para o dia 05/04 às 14h na Cidade de Deus (Rua Moisés, s/n – EDI Sra Perciliana de Alvarenga) e na Rocinha (Biblioteca Parque da Rocinha – Est. Da Gávea, 454) também no dia 05/04 às 14h.
Pedro Vinícius Lobo
Jornalista