No dia 01 de abril de 2023, aconteceu a inauguração do espaço de Resistência Tia Belinha, através da parceira BRASIL – ALEMANHA, do Instituto Tereza de Benguela de Direitos Humanos juntamente com AKTIONSKREIS PATER BEDA, no Quilombo Santa Justina e Santa Izabel, Município de Mangaratiba no Estado do Rio de Janeiro. A atividade foi uma articulação com apoio da senhora Angélica Riep e Nobert (im memória) na Alemanha para construção do espaço de resistência, que era um sonho da comunidade renascentes Quilombolas.
Segundo o advogado e Secretário ITBDH, Felipe Carvalho, o Instituto Tereza de Benguela de Direitos Humanos, juntamente com a ACQUILERJ (Associação Comunitária de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro) tem articulado novos projetos para diversos quilombos do Estado, através da parceria AKTIONSKREIS PATER BEDA.
A comunidade Quilombola vem resistindo a especulação imobiliária de grandes empresas, assim, a luta de resistência, conta com a colaboração de diversos juristas e movimentos sociais Quilombolas como: Marambaia e Bracuí. Além disso, diversos intelectuais acadêmicos têm levado a luta para as universidades, e gerado debates.
A comunidade usará o espaço para reuniões e eventos culturais, o que possibilitará renda para agricultores quilombolas locais, que produzem a famosa Bananada do Quilombo, entre outros alimentos como: banana, aipim, palmito, limão e abacate.
Matéria publicada no dia 03 de abril de 2023
Diretora de Jornalismo