Na segunda-feira (27/04), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, iniciou as inscrições para conselheiros tutelares do município.
Quem é do Município do Rio de Janeiro, deve se cadastrar no CASS da prefeitura, na Rua Afonso Cavalcanti, nº 455, Cidade Nova, das 9h às 17h, até o dia 28/04. As eleições são unificadas em todo Brasil, ou seja, ocorrerá no dia primeiro de outubro, com todo cidadão podendo votar, basta possuir o título de eleitor. Serão eleitos 190 representantes dos 19 conselhos, sendo cinco titulares e cinco suplentes para cada um dos conselhos tutelares já instalados no Rio. O salário dos conselheiros será de R$4,5 mil por mês, para um mandato de quatro anos.
Para quem é do município de Duque de Caxias, o período para inscrições vão até o dia 31/03. Os candidatos deverão se dirigir ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Duque de Caxias (CMDCA), situado na Rua Manoel Vieira, s/nº, bairro Centenário, Complexo de Assistência Social Juíza Olímpia Rosa Lemos, das 10h às 16h. Vale destacar que, para inscrever-se no Processo de Escolha, o candidato deve ter reconhecida idoneidade moral, idade igual ou superior a 21 anos, possuir residência na cidade e ser eleitor há mais de três anos no município.
No processo de escolha dos Conselheiros Tutelares, haverá prova de aferição de conhecimentos específicos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Língua Portuguesa e Redação, com caráter eliminatório, sob a responsabilidade do Conselho e fiscalização do Ministério Público, que será aplicada no dia 06/08, na cidade de Duque de Caxias, em local a ser definido pela empresa responsável pela organização, elaboração, aplicação, correção e divulgação do resultado (salvo se não houver prorrogação dos prazos por resolução do CMDCA).
Através de sua rede social, a Conselheira Tutelar Patrícia Félix fez uma chamada de incentivo às inscrições, “É importante que o número de candidaturas aumente para também aumentar a participação na votação. Muitas pessoas acham que não votam para o Conselheiro Tutelar e votam como em qualquer eleição, inclusive no uso de urnas eletrônicas…. É importante chamar a galera que defende o direito das crianças, dos adolescentes e não perseguem, nem criminalizam a pobreza”, disse.
Para demais municípios, acesse: cmdcario.com.br