No sábado, dia 03 de junho, às 9 horas, acontecerá a Conferência Livre das Favelas e Periferias, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, no Campus Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.
A conferência, que tem como tema “Favelas e Periferias pelo Direito à Vida e em Defesa do SUS”, visa reunir lideranças sociais das favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover o debate e potencializar articulações em torno do direito humano à vida e saúde a partir das experimentações vivenciadas em seus territórios.
O processo de organização foi iniciado pelas seguintes instituições: Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde), Coletiva Popular de Mulheres da Zona Oeste, Educap (Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção – Complexo do Alemão), Redes da Maré, Organização Mulheres de Atitude de Manguinhos, Jornal Fala Manguinhos, Portal Favelado, FPVP-RJ (Fórum de Prés Vestibulares Populares do Rio de Janeiro), Espaço Gaia São Gonçalo, FAFERJ (Federação das Associações de Favelas do Rio de Janeiro), Levante Popular da Juventude, Movimento Popular de Favelas, CEDAPS(Centro de Promoção da Saúde), Instituto CASA, Movimento Mulheres Vivas Zona Oeste e Fórum Favela Universidade. Compreendemos que ao longo do processo de produção outras instituições virão somar .
A conferência, reafirma a importância da participação popular no processo de (re)construção do país, colocando o direito à vida em primeiro lugar na consecução de todas as políticas e um Sistema Único de Saúde, democrático, descentralizado, gerido com base técnica e soberania popular, reconhecendo outros saberes e práticas curativas para além da biomedicina, de modo a constituirmos uma ação equânime que contemple em qualidade e acesso os grupos populacionais vulnerabilizados.
Este evento se relaciona diretamente aos debates instituídos pelo processo da 17ª Conferência Nacional de Saúde,que acontecerá em julho de 2023, especialmente nos eixos I – O Brasil que temos, O Brasil que queremos e III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.
A Conferência Livre das Favelas e Periferias acontecerá de maneira presencial, enquanto um espaço aberto a todas, todos e todes. A lotação máxima é de 150 pessoas, portanto, a inscrição prévia é muito importante para a organização.
https://forms.office.com/r/8DTYz8YyM8
Não fique de fora, venha debater saúde com a gente!
Data: 03 de Junho
Horário: 9H às 12H30
Local: UERJ / Pré-Vestibular Social do Sintuperj (Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do RJ)
Matéria publicada no dia 09 de maio de 2023