A madrugada desta segunda-feira (22/07), começou tensa para os moradores do Complexo de Israel, composto pelas comunidades da Cidade Alta, Vigário Geral, Parada de Lucas, Cinco Bocas e Pica-pau, na zona Norte do Rio. Uma operação policial se prolongou até a manhã após um longo confronto entre Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro em disputa por território na região. Até o momento, o saldo das operações, segundo polícia militar, são de traficantes (pelo menos nove) e materiais do tráfico apreendidos, além de mais uma vez afetar a rotina de moradores, tendo sua mobilidade limitada e comércio fechado.
Pela manhã, a operação policial se estendeu pela avenida Brasil, com a rodovia sendo fechada pelo menos duas vezes. Por volta das 7h20 da manhã a altura de Cordovil foi interditada. Outros transportes também foram afetados, devido ao tiroteio nas proximidades e cinco estações de trem foram fechadas. Pelo menos em quase 1 hora, a circulação de trens em pontos do ramal Gramacho foi afetada. A concessionária Supervia informou que a circulação deste ramal ficou somente da Central do Brasil à Penha e de Gramacho à Duque de Caxias. Penha Circular, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas e Vigário Geral foram fechadas para embarque e desembarque.
Durante transmissão da emissora Rede Globo, o Globocop flagrou policiais revistando motoristas na via expressa. Em vídeos que circulam nas redes sociais, o desespero de passageiros de ônibus na avenida Brasil foi visto durante o tiroteio. Motoristas de carros também foram vistos saindo de seus veículos, deitando no chão da rodovia para se protegerem.
No momento, a locomoção dos transportes públicos voltou a sua normalidade. Mas a operação policial ainda continua em alguns pontos da favela.
Pedro Vinícius Lobo
Jornalista