Nesta semana a coluna Favela Sustentável abordará as atividades da iniciativa Hortas Orgânicas em Faixas de Dutos. O projeto fomenta hortas agroecológicas que representam não apenas um método de cultivo, mas um compromisso com a saúde do ambiente e dos moradores. Esses espaços não apenas proporcionam cultivo de alimentos frescos e nutritivos, mas também representam uma importante ferramenta para fortalecer a segurança alimentar e promover a saúde da comunidade.
Iniciado em 2022, o projeto Hortas Orgânicas em Faixas de Dutos é um dos desenvolvidos pelo Programa de Agricultura Urbana da AS-PTA em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
A AS-PTA é uma organização que desde a sua criação, no início dos anos 1980, incorpora o enfoque agroecológico em suas estratégias como componente de um projeto de democratização do conjunto da sociedade.
Atuam em três Estados sendo eles: Paraná, Paraíba e na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Segundo a coordenadora de comunicação e articulação territorial do AS-PTA, Mariana Portilho, que desenvolve um trabalho com as mulheres nos territórios, a trajetória de 40 anos, a entidade vem procurando clarificar e aprimorar o entendimento e as ações relacionadas a seu lugar institucional como proponente e promotora da agroecologia como enfoque de processos de transformação social. E ao longo desse tempo, modificou seus campos de atuação e prioridades programáticas, incorporando conceitos mais compreensivos e novos métodos orientadores da ação institucional.
Em especial, sobre o trabalho aqui no Rio, o programa de Agricultura Urbana em si é até mais recente. A AS-PTA atua em rede, desenvolvendo ações, projetos e atividades em parcerias com diversas organizações, grupos, entidades, instituições e, junto às agricultoras e agricultores urbanos.
Essas parcerias vão para além do desenvolvimento de um projeto específico, elas são parcerias institucionais, como: UERJ, UFRRJ, UFRJ.
As ONGs – PACS, CAPINA, CEDAC. As organizações locais como CEM – Centro de Integração da Serra da Misericórdia e o Verdejar socioambiental, ambos ficam na zona norte, no Complexo da Penha e Alemão, respectivamente. As redes como Rede Carioca de Agricultura urbana, a Articulação de agroecologia do RJ, entre outras.
Para além do projeto Hortas orgânicas em faixas de dutos que atua na Baixada Fluminense, a AS-PTA tem outro projeto em curso que se chama Agricultura Urbana: Alimentos Agroecológicos e Autonomia nos Arranjos Locais, que atua na zona norte do Rio, nas favelas da Penha e Complexo do Alemão na Serra da Misericórdia e na zona oeste.
A iniciativa Hortas Orgânicas em Faixas de Dutos atua em três territórios: Geneciano, em Nova Iguaçu, Pilar e Parque Marilândia, em Duque de Caxias. Além de ter algumas linhas de atuação:
- O Eixo social que faz acompanhamento das famílias, o trabalho com as mulheres e também tem o Plano de Educação Ambiental Plantando Cirandas – que é o trabalho desenvolvido nas escolas, com as crianças e primeira infância;
- O Eixo Agrícola, que é o acompanhamento das hortas nos quintais produtivos, nas faixas de dutos e nos espaços coletivos;
- E o diagnóstico participativo que é entender a realidade dos territórios e as necessidades de vida das pessoas.
Durante a inauguração da horta orgânica na faixa de duto em Geneciano ( 25/06/24), o Presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, afirmou o compromisso com a saúde, a educação ambiental e o fortalecimento comunitário na região contemplada pela horta:
“Uma horta como essa é capaz de garantir alimento para as pessoas mais carentes, movimentar a economia local e trazer mais esperança e saúde para os brasileiros que moram na vizinhança da nossa faixa de dutos”.
O projeto também promove feiras agroecológicas, como a do mês de abril na REDUC (Refinaria de Duque de Caxias), onde recebeu alimentos saudáveis e promoveu a integração dos agricultores com os consumidores, propiciando a degustação e aguçando a discussão sobre saúde e segurança alimentar.
Para acompanhar as atividades do projeto, acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=bnBaizI36Bw
https://www.instagram.com/hortas.emdutos/
https://www.instagram.com/p/C8ZxGQpJMlX/
https://www.instagram.com/p/CyRT8d_JAJf/?img_index=7
Pedro Vinícius Lobo
Jornalista