No dia 8 de julho, às 9h da manhã, a sede do Voz das comunidades (Mirante do Arvrão, endereço: R. Armando Almeida Lima, 8 – Vidigal, Rio de Janeiro – RJ, 22452-030), será palco da abertura do F20, um fórum que coloca a favela no centro do debate global. Ele visa proporcionar uma plataforma para as favelas terem sua voz ouvida e suas preocupações abordadas no âmbito do G20.
Sendo uma oportunidade para mobilizar moradores a se engajarem em causas que possam influenciar as discussões do G20 com foco em aumentar a visibilidade das favelas a nível local, regional e global. O F20 foi idealizado como uma resposta ao G20, grupo das maiores economias do mundo, que frequentemente ignora as realidades das comunidades marginalizadas. Este fórum busca trazer as perspectivas e desafios das favelas para o centro das discussões, promovendo um espaço de troca de ideias e soluções inovadoras para problemas sociais complexos.
O Grupo de Trabalho do F20 é formado por lideranças comunitárias como Erleyvaldo Bispo, com objetivo de ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20. O jovem é cria do agreste sergipano, nordeste brasileiro, é integrante do Voz das Comunidades e Fundador de Águas Resilientes.
“O F20 é o ponto de partida para diversas agendas que devem ser priorizadas quando falamos sobre as favelas brasileiras , precisamos conectar as comunidades também no debate global para que possamos de fato, promover ainda mais soluções e avanços”, comenta Erley, que é técnico em Agropecuária pelo IFS e Engenheiro Florestal pela UFRRJ, onde desenvolve projetos, pesquisas e tecnologias com foco na expansão da agenda de água, saneamento e higiene, a nível nacional e global, com intuito de impactar as comunidades que vivem a falta deste direito básico.
O que é o G20
O G20 reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais, tendo o seu ponto alto na Cúpula de Líderes do G20, prevista para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. O grupo se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional (acordo estabelecido pelos líderes na Cúpula de Pittsburgh, em setembro de 2009). Os países participantes são África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia.
Este ano o G20 se encontra sob presidência do Brasil, tendo como assuntos prioritários o combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global.
Para participar da cerimônia de abertura, inscrevam-se através do link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScUmntD9TplSuuB5YJCBMhWoIuLm9HDsryABHDD8cfM7xzhPA/viewform
Pedro Vinícius Lobo
Jornalista