Nesta semana, o Portal Favelas inicia a Coluna Favela Sustentável, na qual semanalmente trará o comprometimento de organizações e coletivos com territórios mais vulneráveis à crise climática. Hoje iniciamos com uma ação feita pelo Projeto EDUC Fase II, na terça-feira (11/06) no Colégio Estadual Alexander Graham Bell em Jardim Primavera, Duque de Caxias, que teve classificação livre e entrada gratuita.
Com proposta de sensibilizar crianças, jovens e adultos para a importância da conservação da natureza, diversas atividades foram desenvolvidas no colégio pela semana do Meio Ambiente de 10h até 15h. A programação contou com vacinação contra a gripe, exposição de trabalhos acadêmicos de alunos do colégio sobre a semana do meio ambiente e capacitismo, o Bazar Verde, o espetáculo teatral “Mudanças Climáticas”, treino de futebol em Campos Elíseos e outras atividades.
A articuladora socioambiental do Projeto EDUC Fase II, Rosilene Baranda, contou sobre o debate climático como educação ambiental nas escolas:
“É muito importante a educação ambiental, tanto formal como no ambiente informal. A gente tem sempre que discutir esse assunto. A gente está passando por um momento de mudanças climáticas absurdas, que as pessoas têm que se sensibilizar para essa questão começando a debater sobre isso. Falar sobre o assunto já é uma grande maneira da gente começar a sensibilizar todo mundo. Eu acho que é importante a gente ter isso em mente e saber que a gente tem que fazer a nossa parte. Se cada um começar a fazer a própria parte, como separar seu próprio resíduo ou se preocupar com o outro, cuidando do outro e do seu ambiente, ele já está contribuindo para que todo o meio ambiente seja melhorado”, concluiu a articuladora ambiental do projeto, que também debateu com os jovens da escolinha de futebol projeto a importância do debate sobre as mudanças climáticas, após o treino.
Principais atividades
Dentre as diversas atividades do Projeto Educ no Colégio Estadual Alexander Graham Bell pela manhã, o Bazar Verde teve destaque por sua interatividade com o público da região. O projeto Bazar Verde visa promover a conservação ambiental através da utilização de materiais verdes, como trapos, livros, calçados e sacolas usadas. O projeto tem como objetivo apresentar conceitos como economia circular, redução de resíduos, reaproveitamento de materiais, conservação de recursos hídricos e comércio justo.
Um dos maiores diferenciais do Bazar foi a utilização de uma moeda verde. Durante a aquisição de um produto, o público levava unidades de materiais recicláveis, como papelão e plásticos — embalagens de shampoo, detergente, garrafa pet, copo de guaraná, entre outros —, para trocar por cédulas da moeda verde EDUCoin na “casa de câmbio” instalada na escola. Com a utilização da Moeda Verde, o Projeto EDUC apresentou na prática, conceitos como economia circular, redução de resíduos, reaproveitamento de materiais, conservação de recursos hídricos, comércio justo, entre outros valores que podem tornar o mundo um lugar melhor. Desde o início do Projeto, em 2018 (fase 1), mais de 7 mil kg de resíduos sólidos deixaram de ir para a natureza via ‘Programa Moeda Verde’ e coleta seletiva comunitária, esta última realizada pelos Agentes Ambientais Comunitários.
A feira ambiental também contou com apresentação da peça “Mudanças Climáticas”, protagonizada por alunos da Oficina de Teatro do Projeto EDUC Fase II, com direção de Deco Baptista. Uma montagem composta por pequenas esquetes, protagonizadas pela personagem Sofia. Em cada cena, Sofia levanta perguntas sobre as mudanças climáticas. No entanto, os outros personagens sempre respondem com um desinteresse desconcertante, afirmando que “não têm nada a ver com isso”. Essa dinâmica instiga o público a refletir sobre a responsabilidade individual e coletiva na conservação do meio ambiente.
Projeto EDUC Fase II
O Projeto EDUC Fase II foi desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar, conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e visa promover o protagonismo comunitário para a proposição de soluções aos problemas socioambientais identificados, sensibilizando adolescentes, jovens, lideranças, educadores e moradores. O projeto também envolve um processo de diagnóstico com a população para identificar as principais dúvidas e demandas dos moradores, permitindo que sejam trabalhadas ativamente. Ações integradas, como a formação de lideranças comunitárias, também estão sendo implementadas para preparar os participantes para os desafios do cotidiano, como o descarte adequado de resíduos sólidos pós-consumo e riscos potenciais.
Nesta segunda fase, novas comunidades caxienses estão sendo atendidas. Além de Campos Elíseos, Saraiva, Parque Bom Retiro e Parque Marilândia, incluídas na primeira fase (2018-2020), o Projeto passou a atuar nos bairros de Saracuruna, Xerém, Jardim Primavera e Parque Império. Assim como ocorreu na fase I, está sendo produzido um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, para que possam ser trabalhadas de forma participativa.
O projeto é dividido em três eixos: 1- Protagonismo Comunitário – que inclui atividades como o Bazar Verde, realizado em praças públicas, onde a população pode adquirir itens usados por meio da moeda verde EDUCoin; 2- Protagonismo Jovem – tem por objetivo a sensibilização, mobilização e valorização de adolescentes e jovens (15/17 e 18/25), por meio de cursos livres (de forma continuada), usando-se a metodologia de ecoclube, além de formação do coletivo de Agentes Ambientais Comunitários; 3- Educação Ambiental – Objetiva o envolvimento e a participação de educandos, educadores e demais atores sociais, com origem no ensino formal das escolas municipais de Duque de Caxias, e comunidade local. São realizadas ações promotoras da ecocidadania, e cujas principais linhas inserem-se tanto na educação ambiental crítica quanto na ecopedagogia e na alfabetização científica, com foco na busca pela expansão de conhecimentos, e na percepção do ambiente.
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Pedro Vinícius Lobo
Jornalista