No dia 19 de maio, acontecerá mais uma sessão do “Domingo é Dia de Cinema”, às 9H, na Estação Net Botafogo. Desta vez, o evento visa abordar sobre a abolição da Escravatura, através da exibição do filme “Medida Provisória”.
O filme dirigido por Lázaro Ramos, retrata o futuro distópico em que o governo brasileiro decretou uma medida de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional, que aprova medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornarem às suas origens. Na trama, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança forçada de país.
Após a exibição, acontecerá um debate com Mônica Cunha, vereadora do psol/RJ; pastor Henrique Vieira, deputado federal psol/RJ; e Renato Ferreira, advogado e professor doutor em direito.
Apesar de ser um evento aberto, Domingo é Dia de Cinema prioriza como público os estudantes de pré-vestibulares populares com atuação nas favelas do Rio de Janeiro, com o valor do ingresso a 5 reais. Para esta sessão, o Projeto Tecendo Diálogos, está comprometido em custear o transporte e o lanche dos grupos que integram o Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro.
“Nós falamos que é uma atividade de retroalimentação, ou seja, o Fórum e o Domingo é Dia de Cinema se completam. O papel do Tecendo Diálogos nessa articulação é o fomento dos ônibus, e de alimentação. Pensamos sempre que a atividade acontece em um dia da semana que a gente sabe que a mobilidade urbana no Rio de Janeiro, é precária. Vale ressaltar que temos prés que vem de outros municípios do Rio. Assim é uma forma que temos que valorizar e estimular a participação desses prés”, disse Lourrane Cardoso, Coordenadora do Pré-vestibular Popular JPaulas, Militante do FPVP-RJ, Educadora Popular e Bolsista do Tecendo Diálogos.
O projeto “Domingo é dia de cinema”, foi iniciado em 2000 e busca despertar o interesse pela sétima arte entre os estudantes de Pré-vestibulares Comunitários. Idealizado por León Diniz, o projeto exibe filmes seguidos de debates, proporcionando uma experiência cultural significativa.
“O Domingo é Dia de Cinema foi pensado para acessar de maneira social e democrática os pré-vestibulares comunitários, sociais e populares. No evento discutimos acerca das temáticas que esses filmes retratam. Desde quando o FPVP-RJ teve essa aproximação com o Domingo é dia de Cinema, nós deliberamos enquanto fórum de transformar nossos aulões nessas atividades. Nós temos a exibição do filme e logo após temos um debate, acreditamos que isso impacta diretamente a vida dos alunos, daí a importância desse espaço.”, conclui Lourrane
Conheça o Fórum de Prés-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro
O Fórum de Pré-vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ) é uma frente de educação popular que começou a ser germinada no ano de 2017, através do Primeiro Seminário de Educação Popular de Pré-vestibulares Comunitários ocorrido no Museu da Maré, e se oficializou em 2018 no II Seminário de Educação Popular realizado junto ao Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da PUC Rio (NEAd).
Trata-se de uma frente de educação composta por pré-vestibulares sociais, comunitários e populares bastante diversos e diferentes entre si, mas que visam o acesso ao Ensino Superior da juventude periférica e favelada, além da transformação da sociedade com foco na justiça social. A partir do segundo semestre de 2020 o FPVP-RJ passou a contar com o apoio direto do projeto Tecendo Diálogos e produzindo conhecimento: juventude, favela, promoção da saúde e educação superior, da Cooperação Social da Fiocruz, que aposta na organização e na iniciativa dos trabalhos realizados por pré-vestibulares localizados em território socioambientalmente vulnerabilizados na região metropolitana do Rio de Janeiro. A chegada do Tecendo Diálogos ao Fórum de Prés marca um salto qualitativo de organização e articulação política com os prés que compõem essa frente de educação popular.
Conheça o Tecendo Diálogos
Tecendo Diálogos e produzindo conhecimento – juventude, favela, promoção da saúde e educação superior (projeto)
O projeto Tecendo Diálogos e produzindo conhecimento: juventude, favela, promoção da saúde e educação superior (Tecendo Diálogos) objetiva valorizar a educação superior e reforçar o campo da promoção da saúde e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de ações coordenadas entre pré-vestibulares populares, comunitários e sociais, universidades, Fiocruz e movimentos sociais organizados em territórios urbanos socioambientalmente vulnerabilizados no Estado do Rio de Janeiro.
Saiba mais:
Fonte: Projeto Tecendo Diálogos
Renata Dutra
Diretora de Jornalismo