No final de semana dos moradores do Complexo da Mangueirinha em Duque de Caxias não faltou opção de lazer. Como o maior conjunto de favelas da Baixada Fluminense, diversos pontos do complexo foram alvo de atividades para alegrar o fim de semana na favela.
No sábado (03/02), os moradores da parte mais aguda do complexo foram contemplados com um festival de pipas. A atividade, que contou com grande presença das crianças da favela, foi uma ação conjunta da Associação dos moradores da Mangueirinha com integrantes da Faferj, e moradores ligados a projetos na comunidade.
Já o domingo (0402), foi ainda mais dinâmico, o dia começou de cara com a grande final de futebol de várzea no campo mais tradicional da Baixada Fluminense, o campo do Tricolor. Em ritmo de preparação para o clássico Flamengo e Vasco, que aconteceria a noite, os moradores apaixonados por futebol lotaram as arquibancadas do campo do tricolor na decisão entre dois times locais, Japeri e Família Bob Marley. Quem pôde acompanhar de perto foi presenteado com um jogo emocionante, que depois de um empate em 1 a 1 a torcida do Japeri viu seu time se sagrando campeão da edição 2023 do Campeonato dos Peladeiros do campo do Tricolor.
Simultaneamente, um mutirão de grafite rolava no Morro do Sapo, outra favela dentro do Complexo. A atividade, que foi organizada pela Roda Cultural do Centenário, começou cedo com café da manhã para os moradores e a tarde teve a adição do pula-pula. O mutirão contou com a presença de 65 grafiteiros de lugares como Belford Roxo, Jardim Primavera, Mesquita entre outros espalhando suas artes nas paredes de quatro ruas da favela.
Já no final da tarde, na Avenida Doutor Manoel Reis, o ritmo de carnaval foi a despedida das atrações do dia para quem gosta de blocos de rua. O local foi palco do desfile do Bloco Alegria do Centenário, com a Banda do Cordão da Bola Preta, pela primeira vez na região. Rosangela Rosa integrante do projeto Braduc – Blocos de Rua e Associados de Duque de Caxias, falou sobre processo para levar pela primeira vez a festa no local:
“O Braduc representa 15 blocos na cidade de Duque de Caxias, ele foi contemplado pela segunda edição do edital Folia RJ 2 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Hoje estamos aqui com o Bloco Alegria do Centenário do Presidente Jailson, conseguimos trazer este projeto para alegrar a comunidade, para alegrar toda vizinhança e os amigos numa época que a gente precisa de confraternização e bastantes pessoas unidas por um bem comum, trazendo a alegria do carnaval junto da comunidade”, conclui a carnavalesca.
Pedro Vinícius Lobo
Jornalista