No sábado (09/09), aconteceu a Cerimônia de Lançamento do Instituto David Miranda, que tem direção de Patrícia Félix, mulher preta, e a conselheira tutelar mais votada na história do país. O evento aconteceu no Museu de Arte do Rio, e contou com a participação de amigos e familiares de David Miranda, além de parlamentares.
O Instituto nasceu com o intuito de manter vivo o legado de trabalho em defesa e promoção da cidadania, dos direitos humanos, dos animais e meio ambiente “Significa muito a gente ocupar esse espaço, significa muito o David ter ocupado o espaço que ele ocupou. É muita responsa a gente estar aqui e levar esse nome. Eu estou muito honrada, mas também muito ciente da minha responsabilidade, e de cada um que está aqui, porque eu sei que esse trabalho vai ser coletivo”, disse a diretora do Instituto, Patrícia Félix.
Patricia falou ainda sobre o aumento da violência contra a criança e o adolescente no Rio de Janeiro, onde a 4 dias, uma criança é baleada “Eu trouxe aqui uns dados e eu gostaria de falar, pelo menos 600 crianças foram baleadas nos últimos 7 anos, e 48% dessas vítimas foram atingidas em operações policiais”, contou.
De acordo com ela, esta é a importância do legado do David, que sempre lutou por essa população “Essa é a importância do instituto e de continuar o legado, é importante trazer essas pessoas para perto. Então os objetivos do instituto são: a promoção gratuita da educação, cultura; defesa, preservação e conservação do meio ambiente; promoção do desenvolvimento econômico e psicossocial; combate a pobreza, entre outros”.
A mãe de David, dona Eliane, falou sobre como seu filho era um exemplo de alegria, dignidade e força “Falar do meu filho, falar do David Miranda é quase impossível, porque ele já fala por todos. O meu menino se foi, mas o legado ficou, e ele está sempre entre nós, nos apoiando, porque eu tenho certeza que a vida não acaba. David está deixando seu legado, e esse instituto pertence a todos, se ele pudesse faria instituto de tudo. Amava as pessoas, os animais, e lutava por todos”, disse Dona Eliane.
Já Glenn Greenwald, marido de David agradeceu a presença de todos e falou sobre o companheiro com muita emoção e orgulho “Muito obrigado a todos vocês por terem vindo a um dia tão especial e estar com a nossa família. O Instituto é um desejo do nosso coração. Todos os eventos que fizemos até hoje e levam o nome do David tem muito sofrimento e dor, e hoje não, hoje é uma celebração. Estamos orgulhosos de todas as coisas que ele deixou, não só para a gente, mas para todos.” contou.
Após a cerimônia, aconteceu uma festa de lançamento, no Terraço do Museu de Arte do Rio, ao som de uma das músicas preferidas de David, e sua família e amigos que estavam muito emocionados, cantaram parabéns para ele.
A Cerimônia Especial de Lançamento do Instituto David Miranda, teve transmissão exclusiva do Portal Favelas, e você pode assistir na íntegra através do link: (https://www.youtube.com/watch?v=RSxXVGAeen0&t=4421s)
Sobre David Miranda
Como sua própria família e amigos explicam, David Miranda foi um exemplo de luta, honestidade, amor, resistência e alegria. Ele nasceu na favela do Jacarezinho, localizada na zona norte da cidade do Rio de Janeiro e saiu de casa aos 5 anos, quando foi morar com sua tia. O seu primeiro trabalho foi como engraxate e faxineiro.
Mas apesar da vida difícil, sempre foi alegre e amava ajudar e cuidar do próximo.
David era parlamentar, e casado com o jornalista Glenn Greenwald, com quem adotou 3 crianças. Em 2016 foi eleito a vereador do Rio, e ele e Marielle Franco foram os primeiros vereadores LGBTQIA+ assumidos na história da cidade.
David faleceu precocemente, aos 37 anos. Ele foi internado no dia 6 de agosto de 2022 para tratar uma infecção gastrointestinal. Depois, sofreu de infecções sucessivas, em um quadro de septicemia e faleceu.
David Miranda presente hoje e sempre!
Renata Dutra
Diretora de Jornalismo