Fruto de uma parceria entre a Cooperação Social Fiocruz e o Museu da Vida Fiocruz, o podcast Favela e Ciência foi criado em setembro de 2020, com o intuito de reforçar os debates sobre acesso e produção de conhecimento em territórios populares.
Desta vez, o podcast aborda sobre democratização da pesquisa em conversa com jovens estudantes – Coordenadora do projeto Jovens Investigadores da Agenda Jovem Fiocruz.
Nesse episódio, Noelia Rodrigues, educadora popular e coordenadora do projeto, Letícia Pinheiro, jovem pesquisadora, e Luciane Ferrareto, coordenadora da Agenda Jovem Fiocruz, questionaram junto com os estudantes as noções que fazem parecer que ciência e pesquisa só podem ser produzidas por pessoas “ricas” e dentro de laboratório. Ciências sociais, filosofia e literatura, foram apresentados como campos de conhecimento igualmente legítimos e capazes de produzir olhares críticos para a realidade social com a perspectiva do bem viver e da saúde em seu sentido ampliado.
Leticia Pinheiro falou sobre os desafios de ser um pesquisador favelado: “O primeiro ponto que às vezes a gente pensa quando falamos em pesquisa, de ser pesquisador, é uma coisa muito distante da nossa realidade, principalmente para quem vem de periferia, de favela e pra quem vem de território que são rurais, etc. Então, a gente às vezes associa muito um lugar de pesquisa, de pesquisador, como se fosse algo muito distante da nossa realidade.” disse.
Além disso, a pesquisadora falou também sobre os preconceitos na maneira de escrever e como a pesquisa é um local para todos:
“A gente aprende a vida inteira a escrever de uma forma como se fosse errada e também como se a forma que a gente indaga as coisas fosse errada. Então eu acho que o primeiro ponto de ser um pesquisador é a curiosidade, e curiosidade todo mundo tem. E o espaço da pesquisa é o espaço da gente ir atrás, ir fundo nas interrogações. Então assim: quem tem interrogações procure o lugar da pesquisa porque também é o lugar para vocês “, contou.
A cada mês um novo episódio é lançado, nas plataformas de áudio da Cooperação Social e do Museu da Vida. Ao todo já foram produzidos 9 episódios e você pode acessar através do link: https://open.spotify.com/show/6hv81GUYuSFXCPRDefyuMi?si=a958844bfa144e37&nd=1
Fonte: Portal Fiocruz
Matéria publicada no dia 22 de maio
Renata Dutra
Diretora de Jornalismo