O debate climático vem ganhando mais importância a cada ano, segundo o site Metrópoles, do início de 2022 até o início de dezembro, o Brasil sofreu com 11 grandes desastres causados por chuvas. Nesse período, ao menos 386 pessoas morreram e cerca de 232.530 pessoas foram afetadas por enchentes e deslizamentos país afora. Ao todo foram 528 óbitos por desastres climáticos no Brasil ano passado. Destes desastres, 80% das pessoas vitimadas pelos que ocorreram em Petrópolis, eram mulheres negras e pardas periféricas.
Por isso, o coletivo Coalizão pelo Clima, desejando reverter o colapso climático na cidade do Rio de Janeiro, em chamada pública organiza a Greve Global pelo Clima, dia 03/03 às 9h da manhã no Jacarezinho, Avenida Dom Hélder Câmara, 2233.
Todo ano o grupo organiza a Greve Global pelo Clima: ato internacional alertando para as mudanças climáticas e o sofrimento das populações, em especial, as mais vulnerabilizadas. O ato contará com a presença de movimentos sociais como o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, Fase, Cebes, Asfoc, Rede Favela Sustentável, Rede de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde, além da presença de parlamentares.
Como uma das finalidades do ato, é a entrega de uma carta-manifesto para a Prefeitura da Cidade do RJ. Nela, a pauta pretende reivindicar que saiam do papel os pontos da lei de adaptação às emergências climáticas de proteção da vida.
Matéria publicada no dia 01 de março de 2023